Como Ajudar a Superar a Timidez

5 dicas para superar a timidez e a ansiedade social

perder a timidezComo superar a timidez e a ansiedade social
Como você Se relaciona com a frase “timidez paralisante”? Alguma vez você já se descreveu a si mesmo como “muito desconfortável” ?

 

Talvez veste esse livro transformado em filme As vantagens de ser um Wallflower e te identificaste com o protagonista principal. Você não está sozinho; a maioria de nós admitiríamos facilmente que sentimos certa apreensão quando se trata de atividades sociais. Está tudo bem, ser tímido; no entanto, não é necessário que se reformar. É possível superar o medo e aprender a habilidade de interação social. As seguintes dicas podem desviá-lo das sombras e aproximá-lo um pouco mais o centro das atenções.

 

1. Dê pequenos passos.

A chave para as reuniões sociais é estender a sua zona de conforto, pouco a pouco. Pode começar por ir a uma festa com pessoas com as quais você se sinta confortável, já que isto pode reforçar a sua confiança. Da próxima vez, você pode encontrar com os amigos lá. Em última instância, você pode ir a qualquer parte, sem ter a certeza de um rosto familiar e amigável.

Também ajudaria se tomar parte em uma atividade em que você é bom. Escolha o que preferir – um desporto de equipa, ou talvez um jogo de salão como cartas ou bilhar? Por outro lado, você também pode escolher deliberadamente uma atividade que não seja muito bom, confiando na sorte do principiante. Divirta-se. Você não tem que se destacar; só tem que ser um “bom atleta”. Se você não está pronto para ser o centro das atenções, por que não assistir a um filme, um show ou um jogo? Como espectadores, já que eles tem algo em comum; têm algo de que falar.

 

2. Esteja aberto para a conversa.

Uma vez que você esteja em uma festa ou reunião social, esteja aberto para apresentações. Não se limite às pessoas que você já conhece. Iniciar uma conversa com alguém novo. Faça-o com bastante freqüência e será mais fácil. Se você é um fã de Orgulho e preconceito, de Jane Austen, irá lembrar-se que Mr. Darcy tem tudo o que alguém poderia querer, riqueza, bons antecedentes familiares e boa aparência – mas era tão tímido que se lhe percebia como distante. Ele admitiu que não tinha o “talento de conversar facilmente com pessoas que nunca antes havia conhecido, para que, talvez, também deve “praticar”. É um bom conselho.

 

3. Deixa para trás o seu eu essencial.

A ansiedade social provém do medo de ser zoado por outras pessoas e ser rejeitada ou ridicularizada. Prefere conviver no fundo porque você tem medo de se envergonhar. Por que você está tão seguro de que te olham e esperam que cometas um erro? Para ser honesto, todo mundo já teve esse pensamento e esse medo. Seja a pessoa que está mais preocupada em fazer com que outras pessoas fiquem menos nervosas, que se sintam confortáveis, em vez de se concentrar em seus próprios medos. Seja gentil. Tente não ler os defeitos em você mesmo e nos outros. Concentre-se no positivo.

timidez

4. Traz senso de humor.

É bom rir, o que significa que você aprecia um bom chiste. Não tem que contar piadas o tempo todo, mas você pode rir sinceramente das piadas de outra pessoa, né? Compartilhar uma piada é uma forma de estabelecer uma relação. O riso também te faz relaxar involuntariamente, e você vai se sentir mais confortável. Não tome-se demasiado a sério e você estará menos inclinado a ter medo, a vergonha ou a crítica, ou a reagir negativamente quando te tomem o cabelo.

5. Fique atento: medite.

Verificou-Se que a atenção plena, que tem suas raízes na prática da meditação reduz o stress e a ansiedade. A intenção é aumentar a consciência de si mesmo e de seu ambiente, para dirigir o olhar objetiva para a experiência pessoal e a emoção. Você se concentra no que é real em vez do que se imagina. Você lida com o presente, o que se pode fazer agora, em vez de um futuro imprevisível e intangível. Pergunte a si mesmo: o que desencadeia a sua timidez? Como você consegue normalmente?

Te faz sentir melhor ou piora as coisas? Acha que a meditação como uma forma de confrontar mentalmente seus medos e como reações diante deles. Seu primeiro crítico é você mesmo, não as pessoas que você conhece. Seu primeiro obstáculo é tratar seu tímido eu com compaixão. O truque é se libertar da carga da autocrítica e da autoconsciência, e aproximar-se da sociedade, com uma atitude mais saudável.

Recomendamos https://perdertimidez.com